No dia 1º de Julho é comemorado o Dia Internacional do Reggae, ou Internacional Reggae Day (IRD). A data foi sugerida por Winnie Mandela, esposa de Nelson Mandela, na ocasião de sua visita ao país em 1991.
O Reggae
O ritmo Reggae nasceu na década de 60 de uma derivação do Ska e do Rocksteady. Sua característica principal é a acentuação do tempo fraco, conhecido como Skank. É um ritmo mais lento do que o Ska e o Rocksteady e possui acentuação no 2º e 4º tempos. A guitarra base também enfatiza o 3º tempo e as linhas de baixo são mais complexas do que no rocksteady.
O nome reggae vem provavelmente de rege ou rege-rege, que significaria "farrapo" ou "roupa rasgada" ou mesmo "confusão", segundo a edição de 1967 do Dictionary of Jamaican English (dicionário de inglês jamaicano).
Ao que parece, não há um criador oficial do Reggae, nem tampouco que o nomeou. Existem várias teorias para o nome empregado na música. Uma delas data de 1968 com o single "DO The Reggay" do grupo The Maytals. Mas, segundo Derrick Morgan, o termo já era utilizado na capital da Jamaica, Kingston
"Não gostávamos do nome 'rock steady' ("rock constante"), então tentei algo diferente numa versão de "Fat Man". A batida foi mudada novamente, e o órgão usado para assustar. Bunny Lee, o produtor, gostou daquilo. Ele criou o som com o órgão e a guitarra base. Soava como 'reggae, reggae', e aquele nome pegou. Bunny Lee começou a usar a palavra e logo todos os músicos estavam dizendo 'reggae, reggae, reggae'."
Bob Marley, no entanto, afirmava que a palavra vinha do espanhol e que significaria "música de rei".
Aliás, Bob Marley se tornou o maior ícone deste estilo, levando-o para o mundo, juntamente com os fundamentos da religião Rastafari, o uso do dreadloks (penteados de emaranhados de cachos) e chamando a atenção para as comunidades negras e pobres da periferia jamaicana, tornando-se um símbolo contra a segregação racial ao redor do mundo.
Cores do Reggae
As cores do Reggae se baseiam na bandeira da Etiópia, durante o reinado de Hailé Selassié, posteriomente conhecido como Ras Tafari. Cada cor possui um significado material e outro espiritual.
Cor | Valor físico/material | Valor metafísico/espiritual |
Vermelha | O sangue que os mártires deram pelo próximo. | Fé, no sentido de persistência rumo a um objetivo. Poder, no sentido de capacidade de realização de metas, de transformar sonhos em realidades. |
Verde | Os campos férteis, fonte de prosperidade, e a natureza em geral da África | Esperança, pois esta cor está ligada, nas tradições esotéricas mais antigas, aos fenômenos de renovação. |
Amarela | Riqueza natural (ouro e minerais), como fonte de prosperidade. | Espiritualidade e amor, como elementos sociais de união entre os povos. |
Dia Internacional do Reggae
O Dia Internacional do Reggae foi instituído em 1994 após sugestão de Winnie Mandela, que em sua visita à Jamaica em 1991 falou da importância do gênero na África do Sul na época do apartheid e de como ele influenciou positivamente a cultura afro ao redor do Mundo.
Andrea Davis organizou o primeiro festival do IRD (Internacional Reggae Day) em 1º de Julho de 1994.
Desde o ano 200 o festival tem acontecido anualmente.
No Brasil, o dia 11 de maio é conhecido como o Dia Nacional do Reggae, e foi sancionado pela então presidente Dilma Roussef em 2012, em homenagem à Bob Marley em sua data de falecimento.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário