terça-feira, 21 de agosto de 2018

60 VEZES MADONNA: A RAINHA DE MIL FACES (Parte 2)


No capítulo anterior vimos que a Diva maior do Pop teve uma infância e adolescência conturbada, passou a ter um comportamento mais rebelde, muito em função da perda prematura de sua mãe e das dificuldades em lidar com o pai e sua madrasta. Iniciou a vida artística com a dança, mas logo viria a ingressar no mundo da música. Primeiro como baterista e guitarrista de uma banda de Rock e, posteriormente, como artista solo.

Madonna - 1982


Com contrato assinado com a Sire Records, selo da Warner Bros Records, Madonna lança seu primeiro single em 24 de abril de 1982. A música era destinada ao público afro americano, e o single saiu sem ter sequer uma foto de Madonna na capa, gerando o mito de que ela era uma artista negra. A música era Everybody, que logo começou a fazer sucesso nas boates.

Mais tarde, a cantora convenceu os produtores a realizarem um videoclipe da música, o que ajudou a alavancar seu sucesso e proporcionou a gravação do álbum Madonna, lançado em julho de 1983,


O disco inaugural de Madonna começou a ser produzido por Reggie Lucas, mas a cantora não estava feliz com o resultado das faixas, e procurou John "Jellybean" Benitez para remixar as faixas, entre elas "Holliday".

Utilizando tecnologias novas como drum machine, sintetizadores Moog e OB-X, a música de Madonna foi se moldando e criando uma atmosfera completamente nova. Para completar, seu visual foi produzido juntamente com a designer de moda Maripol. Usando muitas pulseiras, meias arrastão, crucifixos, tops de renda e calças capri, Madonna logo ditaria a moda das adolescentes dos anos 80.
Madonna e Maripol

O disco Madonna de 1983 vendeu 10 milhões de cópias e alcançou a posição de número * na Billboard 200. Entre seus hits estão "Bordeline", "Lucky Star" e "Holliday".

Como Uma Virgem...


Um ano após o lançamento de seu disco de estréia, Madonna lança "Like a Virgen", em 1984. O disco rapidamente alcançou a primeira posição da Billboard 200, concretizando o sucesso de Madonna. A faixa título permaneceu por 6 semanas na primeira posição da Billboard Hot 100, e foi a mais tocada em várias rádios do mundo inteiro.

Em setembro de 1984 Madonna, vestida de noiva, apresentou-se no primeiro MTV Video Music Awards. Sua performance cheia de sensualidade, com uma cena em que simulava o ato sexual com seu véu, chocou a opinião pública e dividiu opiniões. Hoje é tida como uma das apresentações mais memoráveis da história do Pop.


Em 2003, quase 30 anos depois, Madonna chocaria de novo ao reviver a música e protagonizar beijos na boca com as artistas Pop Britney Spears e Christina Aguilera.



O sucesso do álbum "Like a Virgen" levaria Madonna a iniciar uma promissora carreira no cinema, atuando no filme "Procura-se Susan, Desesperadamente" de 1985. Madonna inicia sua primeira metamorfose ao mesclar sua imagem com a de Marilyn Monroe para o clipe de "Material Girl", influência que duraria por algum tempo em sua carreira.

Ainda há muito para se falar de Madonna. Não percam os próximos capítulos desta série sobre esta fascinante estrela Pop.

Leiam também a parte 1 da nossa história.


Referências:

CLAYTON, Marie. Madonna: Biografia Ilustrada. São Paule, Editora Escala, 2010.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Madonna

https://pt.wikipedia.org/wiki/Like_a_Virgin

https://pt.wikipedia.org/wiki/Madonna_(%C3%A1lbum)

https://f5.folha.uol.com.br/colunistas/tonygoes/2018/08/por-que-madonna-ainda-e-a-mulher-mais-importante-do-pop.shtml

https://www.madonna.com/news/archive/1999/11

http://www.madonna-art-vision.com/article-dress-you-up-meet-maripol-the-woman-behind-madonna-s-look-119269982.html

http://canacopegdl.com/single.php?id=http://s3.amazonaws.com/quietus_production/images/articles/12514/madonna_1371041297_crop_550x620.jpg

http://3.bp.blogspot.com/-e81BUu6JR7s/UE_lQGMZO8I/AAAAAAAAbtQ/KRfmR3rC000/s1600/Britney-Spears-Madonna-and-Christina-Aguilera_photo_medium.jpg

https://i.dailymail.co.uk/i/pix/2008/11/06/article-1083708-006B5AD300000258-435_468x292.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário