segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Dia Internacional da Música


O dia Internacional da música é uma data comemorativa institucionalizada pelo International Music Council, no ano de 1975.

O Internacional Music Council (IMC) é uma instituição não-governamental, fundada com o apoio da UNESCO, que busca promover a música e seus valores na vida das pessoas. Foi fundada em 1949 e hoje é a maior instituição trabalhando no campo da música, atuando em mais de 150 países.

O dia Internacional da Música foi determinado em carta aos membros do IMC, datada em 30 de novembro de 1974, pelo presidente da instituição à época, o maestro e violinista Yehudi Menuhin e pelo vice presidente Boris Yarustowski. As bases da data haviam sido discutidas na 15ª Assembléia Geral, em Lausanne, 1973.

Os objetivos do Dia Internacional da Música são:

  • Promover a música em todos os setores da sociedade.
  • A aplicação dos preceitos da UNESCO de paz e harmonia entre as pessoas de todas as culturas, bem como a troca de experiências.
  • A promoção de atividades da IMC, levando música às pessoas e promovendo a divulgação da diversidade musical
Fazem parte dos programas propostos pela IMC:
  • Concertos gratuitos de música
  • Palestras com músicos, compositores e musicólogos sobre a importância da música na sociedade.
  • Workshops e jogos de quiz sobre música
  • Exibições de filmes, fotografias, exposições de instrumentos e outras formas de divulgação da música
  • Propor aos grandes artistas de cada país a execução de concertos com a finalidade de arrecadar fundos para o Musicians' International Mutual Aid Fund, criado em 1974 para ajudar e incentivar compositores.
Seja num grande concerto, no som de uma velha vitrola, em um moderno aparelho de MP3 ou em um radinho de pilha. Escutando, tocando ou compondo música. Vamos celebrar esta que é uma das mais belas formas de arte existentes. A música é o alimento da alma. Vamos nos nutrir dela.

Referências:

http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-musica/

http://www.mundoeducacao.com/datas-comemorativas/01-outubro-dia-internacional-musica.htm

http://www.imc-cim.org/

http://www.imc-cim.org/archive/international-music-day.html

https://books.google.com.br/books?id=BfwFfSNu5rYC&pg=PA215&lpg=PA215&dq=Musicians%27+International+Mutual+Aid+Fund&source=bl&ots=wEvcr_pWkZ&sig=Myb3ZrL9CfNCXwZcJAnhGN37Lz8&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CDYQ6AEwAmoVChMI7dCy-cqhyAIVQX2QCh1gGQV_#v=onepage&q=Musicians'%20International%20Mutual%20Aid%20Fund&f=false

Nenhum comentário:

Postar um comentário