sexta-feira, 30 de abril de 2021

30 de Abril: Dia Internacional do Jazz



 Falar sobre jazz não é falar apenas sobre um estilo musical. O jazz é uma expressão artística e política. É uma manifestação cultural de uma parcela da sociedade oprimida, perseguida e esnobada. Mas que ganhou ares de elitismo devido à influencia branca que  retirou o jazz dos guetos e levou às salas de concerto, o que  fez com que o jazz virasse consumo de uma parcela da população dita mais culta e esnobe.



O jazz nasceu no sul dos Estados Unidos, mais precisamente em Nova Orleans no estado da Louisiana, terra de grande atividade agrícola no século XVIII e que dependia muito do trabalho escravo. Fundada por colonos franceses em 1718, a cidade é um berço multicultural, com a influencia francesa, espanhola, indígenas e afro-americanas. E foi justamente da atividade agrícola que as bases do jazz e de outro gêneros musicais nasceram.


Os negro spirituals, são canções acompanhadas movimentos rítmicos e corporais cujo texto se baseia nos textos bíblicos. Os escravos americanos já entoavam estes cantos antes da Revolução Americana de 1776, e tinham um tom de lamento e uma ideia política de luta contra a escravidão. Porém, os primeiros spirituals só foram catalogados em meados de 1860. Dos spirituals nasceu o Blues e da mistura do Blues e do Ragtime, nasceu o jazz. Outra forte influência são os cantos de trabalho que utilizam a forma de pergunta e resposta e que também influenciaria o estilo folk americano.


Por volta dos anos de 1900, começam a surgir as primeiras orquestras negras e em 1917 aparecem os primeiros discos de blues, ragtime e outras jass musics, como consta em CANDÉ, (2001, pag. 400). O termo jass apareceu por volta de 1917-1920 de uma gíria dos negros americanos relativa ao sexo. A Europa logo neste início se interessou pelo estilo, com turnês de conjuntos negros, como do clarinetista Sidney Bechet em 1919. Mas logo as orquestras brancas foram surgindo e tomando o lugar das orquestras negras, modificando suas raízes. A primeira gravação de jazz coube ao grupo branco Original Dixieland Jass Band, com a faixa "Livery Stable Blues"



Sidney Bechet


O Jazz se caracteriza pela improvização, polirritimia, pelo uso do blue note, chamadas e respostas e forma sincopada. Os instrumentos mais utilizados são os metais, a bateria e os instrumentos de palheta. Atualmente os baixos e guitarras também tem sido bastante utilizados, além do piano. É comum dentro de uma apresentação de jazz que cada componente da banda realize um solo improvisado dentro da apresentação.


Os Vários Estilos de Jazz.

Dixieland é um dos primeiros estilos de jazz que se tem notícia. É chamado também de Jazz Tradicional. O estilo foi criado em 1910 e foge do refinamento, além de utilizar muita irreverência. Alguns dos principais grupos e autores do gênero são Buddy Bolden, Louis Armstrong, Sidney Bechet e a Original Dixieland Jass Band.




Swing e Big Bands. O Swing surgiu nos anos 1930 e foi responsável pela crescente onda das Big Bands (orquestras que utilizam em sua maioria instrumentos de metais). Um dos primeiros estilos de jazz de grande destaque, foi responsável pela popularização do estilo na sociedade americana e, posteriormente, produto de exportação para o mundo. Destacam-se mais uma vez Louis Armstrong (conhecido como o "Rei do Jazz"), Ella Fitzgerald e Billie Holiday





Bebop e Hard Bop. São estilos mais radicais de jazz, com sonoridade mais rápida e complexa. Estilo mais rebuscado, apareceu nos anos de 1950 e inicia o processo de elitização do jazz. Dentre os destaques do estilo estão Charlie Parker, Dizzy Gillespie e Bill Evans.




Cool Jazz e Soul Jazz. Este estilo vem como uma oposição aos demais estilos de jazz. De sonoridade calma e grande influência do Blues. Seu grande destaque é Miles Davis.



Free Jazz é mais experimental, livre e descompromissado com a simetria sonora. Surgiu no final dos anos 1950. Destaque para John Coltrane.



Fusion Jazz inicia uma nova etapa em que o jazz passa a fundir-se com outros estilos, em especial com o Rock. Destacam-se Herbie Hancock e Frank Zappa.



Jazz Latino mistura o Jazz americano com estilos como Mambo, Samba, Merengue e Salsa.




Destaco também a Bossa Nova, estilo brasileiro dos anos 1950 que mistura a improvisação do jazz com a cadência do samba.


Dia Internacional do Jazz

Celebrada pela primeira vez em 2012, a data foi anunciada pela UNESCO e pelo embaixador da Boa Vontade Herbie Hancock como forma de celebrar o estilo. A data foi sugerida por Hancock. Ao longo de 10 edições, apresentações musicais promovidas pela UNESCO e por outros grupos são realizados anualmente.

No ano de 2021 terá a participação de Herbie Hancock, Andra Day, Diane Reeves, Joe Lovano, Melissa Aldano e Ivan Lins.

Referências:


CANDÉ, Roland de. História Universal da Música: vol. 2. Tradução: Eduardo Brandão: revisão de tradução Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 2001

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jazz

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Orle%C3%A3es

https://brasilescola.uol.com.br/artes/jazz.htm

https://epoca.globo.com/cultura/noticia/2017/03/ha-um-seculo-o-jazz-comecou-conquistar-o-mundo.html#:~:text=Os%20cr%C3%ADticos%20acreditam%20que%20o,ritmo%20sincopado%20ent%C3%A3o%20na%20moda.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-jazz/

https://pt.unesco.org/news/celebracao-do-dia-internacional-do-jazz-2020

https://pt.wikipedia.org/wiki/Luisiana#:~:text=Atualmente%2C%20a%20economia%20do%20estado,distribui%C3%A7%C3%A3o%20de%20petr%C3%B3leo%20e%20derivados.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Spiritual

https://en.wikipedia.org/wiki/Work_song

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sidney_Bechet

https://www.todamateria.com.br/jazz/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dixieland#:~:text=O%20Dixieland%20ou%20Jazz%20tradicional,em%201910%2C%20em%20Nova%20Orleans.

https://en.wikipedia.org/wiki/International_Jazz_Day


Nenhum comentário:

Postar um comentário