terça-feira, 1 de setembro de 2020

The Wall - A Ópera Rock do Pink Floyd. Parte 1


"Papai voou através do oceano deixando apenas uma memória. Uma foto no álbum de família. Papai, o que você deixou para mim? PAPAI, O QUE VOCÊ DEIXOU PARA TRÁS PARA MIM? No final, era só um tijolo no muro. No final,  eram apenas tijolos no muro."

Assim começa um dos álbuns mais icônicos da história do rock. com o desabafo de um homem de 36 anos que não conheceu o pai. Um homem cujo sucesso começava a deixar marcas negativas em seus relacionamentos pessoais e profissionais, trazendo à tona todos os traumas de um garoto marcado pela guerra direta e indiretamente. Seu avô, um mineiro de 26 anos, morreu na 1ª Guerra Mundial, na França. Seu pai, Eric Fletcher Waters, um comunista que acabou se tornando Tenente do 8º Batalhão dos Fuzileiros Reais, desapareceu na praia de Anzio, Itália na 2ª Guerra Mundial. "Presumidamente morto" era o que estava escrito na carta enviada à sua esposa e seu filho recém nascido. George Roger Waters leva o nome do seu avô e um legado de homens que naõ conheceram suas famílias.

O Tenente Eric Fletcher Waters, sua esposa Mary e seus 2 filhos, John e o bebê Roger
O Tenente Eric Fletcher Waters, sua esposa Mary e seus 2 filhos, John e o bebê Roger

Túmulo de G. H. Waters, avô de Roger Waters

Hoje, Roger Waters é um senhor. Pai e avô. De cabelos brancos, rosto marcado pelo tempo e muitos milhões em sua conta bancária. Mas ainda carrega a carta consigo. Ainda chora a morte de um pai que não conheceu. e este é o prólogo de sua semi autobiografia musical. Uma obra que atinge 3 esferas da arte: música, teatro e cinema. Uma ópera rock com todos os elementos dramáticos de um Mozart ou Puccini.
Roger Waters

Um Muro à Beira do Abismo

O Pink Floyd já era uma banda calejada no final dos anos 70. Sofreu um grande revés logo no início da carreira quando um dos seus fundadores e maiores mentes sucumbiu à loucura e ao vício em LSD. Syd Barret foi "convidado a sair" do Floyd depois de faltar shows, tocar com instrumento desafinado, tocar uma única nota durante todo um concerto, entre outras peripécias. David Gilmour foi chamado para ocupar a vaga do "diamante louco".
Syd Barret


E o Floyd prosperou. Sua obra Dark Side Of The Moon é um dos álbuns mais aclamados da história do Rock.tocavam em estádios lotados, com os mais caros efeitos de luz, cor e som. A banda elevou a experiencia musical a um nível de transcendentalidade, inspirados pelos Ragas hindus e a música de Ravi Shankhar.
Dark Side Of The Moon

Da esquerda para a direita, Richard Wright, Roger Waters, Nick Mason e David Gilmour


Mas 10 discos depois a banda se encontrava em um beco sem saída. Gilmour e Waters discordavam em quase tudo. Richard Wright havia sido demitido da banda que ajudou a construir, e depois recontratado como músico de apoio. Waters era tido como um ditador na banda, da mesma forma que acusa seus colegas de impedirem que ele cantasse por achá-lo muito desafinado. 

Financeiramente, a banda também não ia bem. Problemas com a Receita Federal e com contratos empresariais e uma série de erros gerenciais arrastaram a banda para uma situação desesperadora. Eles precisavam fazer dinheiro. Muito dinheiro. E de preferência, fora da Inglaterra. Isso obrigaria a banda a arrumar as malas com suas famílias e deixarem o Reino Unido, passando por uma experiência nômade, nas palavras de Gilmour.

O temperamento de Waters começava a piorar. Explosões de fúria aconteciam em shows e no estúdio. Seu casamento fracassado contribuía para o problema. Desde cuspe na cara de um fã durante um show da turnê In The Flesh até um golpe de caratê errado contra um empresário, que resultou num ferimento no pé, eram as atitudes de Waters mais difíceis.

Porém, destes eventos surgiram a centelha do The Wall. No caminho para o hospital, Roger, alguns amigos e um psiquiatra conversavam e Waters teria dito que imaginava criando um muro entre ele e o público. EUREKA! Nascia o embrião da obra prima de Waters.


Bibliografia:

Pink Floyd: Behind The Waal. DVD. Dirigido por Bob Smeaton. 2000

BLAKE, Mark. Nos Bastidores do Pink Floyd. Tradução: Alexandre Callari. São Paulo: Évora, 2012






Nenhum comentário:

Postar um comentário