quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Sister Rosetta Tharpe: A Verdadeira Mãe do Rock N' Roll


O Rock coroou Elvis como seu Rei. Um rapaz branco e belo, nos anos 50, quando o Rock já não era mais novidade nos subúrbios e já não havia como segurar a febre que se alastrava nos meios sociais e junto ao público jovem. Uma forma de "aceitar" o rock em suas casas era torná-lo "branco". Mas sabemos que a realidade não era bem essa. O rock tinha mães e pais negros, descendia do Blues, do Rhytm and Blues e do Country, além do Gospel negro. E lá nos anos 30 e 40 ele já despontava, juntamente com o nascimento da guitarra elétrica, e começava a conseguir seus primeiros súditos. Inclusive o pequeno futuro rei Elvis, nascido na pequena Tupelo e de origem pobre, assim como o próprio Rock,

Há quem diga que o pequeno Elvis não perdia um certo programa de rádio no qual uma mulher negra tocava sua guitarra e cantava suas canções com fervor. Esta mulher se chamava Rosetta Nubin, mas era conhecida como Sister Rosetta Tharpe.

Nascida em Cotton Plant, Arkansas, em 20 de março de 1915, Sister Rosetta foi uma pioneira em quase todos os aspectos de sua vida. Desde sua vida musical, que começou com apenas 4 anos de idade, quando era chamada de 'Little Rosetta Nubin, the singing and guitar playing miracle", até sua vida pessoal, recheada de casamentos fracassados. Além de ter a coragem de se arriscar por um gênero musical que punha em risco o seu público gospel.


Seu jeito único de tocar a guitarra também foi uma inspiração para o mestre B. B. King. Bob Dylan, Johnny Cash, Aretha Franklin, Jerry Lee Lewis são apenas alguns dos grandes mestres influenciados por ela. Chuck Berry, para muitos o "pai" do Rock N' Roll, afirmava que "foi amor à primeira vista. Aquela mulher de energia possante parecia brincar com a guitarra".


Sister Rosetta dominou as rádios nos anos 30 e 40, época em que a televisão ainda não dominava e a imagem não era tão importante. Porém, o poder de sua voz, sua destreza na guitarra e sua música contagiante a mantiveram no auge, se apresentando para soldados nas guerras e em clubes de grande importância, mesmo em tempos de segregação racial.


Nos anos 60, já em seu terceiro casamento e com a carreira em declínio nos Estados Unidos, Sister Rosetta Tharpe se aventura pelo Reino Unido e Europa, conquistando mais uma legião de fans e mantendo viva a chama pura do Rock primitivo, com suas bases oriundas das Big Bands e seu gingado cadenciado.

Nos anos 70, a diabetes viria a obrigar-lhe a amputar uma perna, e Sister Rosetta encerrou sua carreira. Sofre derrame, vindo a falecer em 9 de outubro de 1973, aos 58 anos de idade.


Ao longo dos anos, muito tem sido feito para resgatar o prestígio e a história de Sister Rosetta. Em 2007 ela foi introduzida no Blues Hall Of Fame. Em 2008 foi realizado um show para angariar fundos para o seu túmulo. Foi colocada uma lápide em seu túmulo, e o dia 11 de janeiro foi declarado como o Dia de Sister Rosetta Tharpe na Pennsylvania.

Em 13 de dezembro de 2017, Sister Rosetta foi introduzida ao Rock And Roll Hall Of Fame.

Parceiro: Casa da Musika

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sister_Rosetta_Tharpe

https://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/271328/Rosetta-Tharpe-Uma-mulher-negra-inventou-o-rock-and-roll.htm

https://whiplash.net/materias/news_789/246296.html

http://cdn.thedailybeast.com/content/dailybeast/articles/2016/05/28/the-first-badass-female-guitarist-meet-sister-rosetta-tharpe-the-godmother-of-rock-n-roll/jcr:content/body/inlineimage_1.img.800.jpg/48816411.cached.jpg

https://i.ytimg.com/vi/-88l-M0KgkI/maxresdefault.jpg

https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/71L9-AmJPxL._SX355_.jpg

http://thecatholiccatalogue.com/wp-content/uploads/2015/04/Mezzanine_630.jpg

https://en.wikipedia.org/wiki/Sister_Rosetta_Tharpe

https://www.rollingstone.com/music/features/why-sister-rosetta-tharpe-belongs-in-the-rock-hall-of-fame-w513981


Nenhum comentário:

Postar um comentário